Jornalista com pós-graduação em Cinema Documentário, Marcelo Bauer trabalhou por mais de 15 anos na grande imprensa e fundou a Cross Content em 2001, ao lado de Andréia Peres.
Uma de suas áreas de concentração é a pesquisa de novas maneiras de contar histórias que aproveitem de forma intensa os recursos de participação e interação da internet. Esse interesse deu origem a diversos trabalhos inovadores, como webdocumentários, webséries, livros interativos, vídeos em 360 graus e outros projetos de narrativas transmídia.
Atuação na Cross Content
Na Cross Content, Marcelo Bauer é responsável por trabalhos de consultoria e coordena projetos de novas narrativas e de criação de conteúdos on-line e em vídeo.
É diretor de dez webséries e quatro webdocumentários, dois deles reconhecidos pelo Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Atuação em veículos de mídia
Bauer começou sua carreira como jornalista político. Foi editor de Política da revista IstoÉ, repórter e redator da Folha de S.Paulo, repórter de O Globo e repórter e chefe de reportagem de O Estado de S. Paulo.
A partir do desenvolvimento da internet no Brasil, passou a se dedicar ao estudo e à produção de projetos editoriais na nova mídia. Integrou a primeira equipe de jornalismo on-line da Editora Abril, como responsável pelo noticiário do portal Brasil On-line. Foi também editor do Universo Online, onde lançou o jornal eletrônico que seria o embrião para a presença on-line da Folha de S.Paulo.
No Grupo Abril, trabalhou na startup de internet Idealyze e na revista Info, inicialmente como editor e depois como redator-chefe e colunista, sempre escrevendo sobre temas relacionados à internet.
Prêmios de Marcelo Bauer
- 40º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Menção Honrosa, categoria Grande Reportagem – Livro para a publicação As múltiplas dimensões da pobreza na infância e na adolescência no Brasil (2023).
- 2º Concurso de Documentários da TV Câmara – Vencedor, média-metragem, com Rio de Janeiro – Autorretrato (2012).
- Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – Vencedor, Categoria Internet, pelo webdocumentário Rio de Janeiro – Autorretrato (2011).
- Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para a Internet – Vencedor com o projeto Rio de Janeiro – Autorretrato (2011).
- Rio de Janeiro – Autorretrato, em sua versão curta-metragem para cinema, foi um dos selecionados da mostra Curta MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (2011).
- Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – Menção Honrosa, Categoria Internet, pelo webdocumentário Filhos do Tremor – Crianças e seus Direitos em um Haiti Devastado (2010).
- Prêmio Pearl Award (organizado pelo Custom Publishing Council, Nova York) para a revista Ideal Comunitário, vencedora na categoria Design – Melhor Capa – Bronze, com a jornalista Andréia Peres (2008).
- Prêmio Pearl Award (organizado pelo Custom Publishing Council, Nova York) para o livro Situação da Infância Brasileira 2006 na categoria Editorial – Melhor Nova Publicação – Prata, com Andréia Peres (2006).
- Prêmio iBest, “top 3” na categoria Informática com o website TCInet (2001).
- Prêmio iBest, “top 3” na categoria Informática com o website TCInet (2000).
- Prêmio Abril de Jornalismo, na categoria Reportagem de Interesse Prático, pela reportagem “Defenda-se” publicada na revista Info, Editora Abril, em coautoria (2000).
- Prêmio Sucesu-SP de Jornalismo, concedido pela Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu), pela reportagem “Tentáculos do PC”, sobre redes de comunicação e Internet, publicada na revista IstoÉ (1993).
Livros publicados
- “À frente, tudo é mato”, capítulo no livro Da informática à tecnologia da informação – Jornalistas contam suas histórias, Editora Reality Books (2020).
- Artigo “Os Webdocumentários e as Novas Possibilidades da Narrativa Documental”, no livro Avanca cinema 2011, publicação que reúne todas as pesquisas apresentadas no festival português (2012).
- Artigo no livro E-dicas: desvirtualizando a nova economia (vários autores), Editora Usina do Livro (2002).
- Informática – A revolução dos bytes, Editora Ática (1997).
Formação acadêmica
- Graduado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.
- Pós-graduado em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas.
- Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura Visual, coordenado pela professora Dulcilia Buitoni, na Faculdade Cásper Líbero (2014-15).
- Palestrante sobre novas mídias e jornalismo em diversas faculdades e universidades.