20 anos, 20 histórias: prêmio Best of Unicef Research
“Estudo valente e convincente que oferece uma maneira inovadora e cativante de conduzir e apresentar pesquisas.” Foi assim que o painel de jurados internacionais do escritório de pesquisas do Unicef, o Innocenti, se referiu ao livro Trajetórias interrompidas, um dos vencedores da edição 2018 do prêmio Best of Unicef Research, com a sua versão em inglês, intitulada Lives Interrupted – Adolecent Homicides in Fortaleza and in six municipalities in the state of Ceará.
Segundo o Unicef, além de trazer um escopo profundo e análises robustas, o relatório usa uma abordagem de storytelling para ampliar seu impacto. Por meio de depoimentos dos familiares, a publicação, editada pela Cross Content, reconstrói a história de vida e morte dos adolescentes assassinados em sete municípios do Ceará
A coordenação editorial do relatório foi da jornalista Andréia Peres, diretora da Cross Content, especializada em temas de infância e violência. O livro é uma iniciativa do Unicef, do governo do Estado do Ceará e da Assembleia Legislativa do Ceará, com apoio do Instituto Oca, que realizou a pesquisa que deu origem ao trabalho editorial. No Unicef, o material foi coordenado por Casimira Benge, na época chefe da Unidade de Proteção, e Rui Aguiar, chefe do escritório de Fortaleza do Unicef.
Baixe o livro Trajetórias interrompidas na íntegra pelo botão abaixo:
O relatório concorreu com 105 projetos de todo o mundo. Após uma revisão interna das propostas, o Unicef Innocenti identificou 12 finalistas que foram então analisados por um painel de especialistas internacionais. O Brasil foi premiado pela primeira vez.
O painel de jurados foi formado pelos seguintes especialistas: Nicholas Alipui, pesquisador visitante sênior do Centro Mac Millan de Estudos Internacionais e de Área da Universidade de Yale e ex-diretor de programas do UNICEF; Virginia Morrow, ex-pesquisadora sênior e professora associada da Oxford Department of International Development e vice-diretora da Young Lives; Aravinda Meera Guntupalli, professora sênior em Saúde Pública na Open University; e Eliya Zulu, diretor executivo do Instituto Africano para a Política de Desenvolvimento. Mais informações no site do Unicef – Innocenti.
Cross Content e o Unicef
A Cross Content tem uma longa e variada história de trabalhos para o Unicef. Desde 2003, planejamos, produzimos e editamos mais de duas dezenas de livros, abordando temas como políticas públicas, direitos e suas violações, saúde e educação de crianças e jovens. Também realizamos uma série de trabalhos on-line e multiplataforma, como o webdocumentário Fora da Escola Não Pode!, o site Unicef Kids e diversos vídeos.
Além da premiação Best of Unicef, em 2006, ganhamos o Pearl Award – Editorial Excellence (excelência editorial), concedido pelo Custom Publishing Council (EUA), com a publicação The State of Brazil’s Children (Situação da Infância Brasileira), também produzido para a agência da ONU.