18 anos do lançamento de “O progresso das mulheres no Brasil”
Lançada em 2006, a publicação O progresso das mulheres no Brasil faz um balanço dos avanços para as mulheres depois da Constituição de 1988 e da Conferência de Pequim, em 1995. Produzido pela Cross Content para o Unifem – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (atualmente, ONU Mulheres), Ford Foundation e Cepia, foi o o primeiro relatório sobre a situação das mulheres no país.
O livro nasceu de um sonho conjunto de Andréia Peres (Cross Content), Denise Dora (Ford Foundation) e Júnia Puglia (Unifem) de mostrar os avanços e os desafios da mulher brasileira rumo à equidade.
O progresso das mulheres no Brasil também foi o primeiro projeto multimídia da Cross Content, idealizado pelo seu diretor, o jornalista Marcelo Bauer. Seu conteúdo foi disponibilizado e ampliado num site, com espaço para interação dos internautas.
Desde a sua criação, em 2001, a Cross Content trabalha com a ONU Mulheres, na época, ainda era Unifem. Uma parceria que começou antes mesmo do início da Cross Content. Em maio de 1999, uma matéria da jornalista Andréia Peres, com imagens da fotógrafa Nair Benedicto, publicada originalmente na revista Claudia, foi reproduzida na revista Maria, Maria, do então Unifem, no Brasil e nos países africanos de língua portuguesa. Intitulada “Incesto: quebrando o silêncio”, a reportagem fez parte da publicação que integrou uma campanha contra a violência doméstica.
Projetos em vídeo para ONU Mulheres
A parceria da Cross Content com a ONU Mulheres continua até hoje, em vários projetos de vídeo – em particular, as webséries Pequim 25 anos e Desigualdade de raça e gênero no mundo do trabalho, lançada em dezembro de 2021.
Com a participação da atriz Taís Araújo, defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil, os seis episódios da websérie Desigualdade de raça e gênero no mundo do trabalho explicam, de forma didática, como o racismo estrutural e o sexismo se manifestam em piores condições de trabalho para mulheres, sobretudo, as negras. Os episódios têm cerca de 25 minutos e a produção editorial e de vídeo foi toda da Cross Content.
O lançamento fez parte da programação da mobilização da ONU Brasil nos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e da campanha nacional UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres – Vida e dignidade para todas.
Portfólio da Cross Content
Um balanço de mais de 20 anos de trabalho de consultoria e produção de conteúdo multiplataforma. Disponível em dois formatos: interativo e PDF acessível.
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