Cross Content lança e-book sobre formação continuada de professores
Com a presença do ministro da Educação, José Henrique Paim, o Instituto Ayrton Senna (IAS) e The Boston Consulting Group (BCG) lançaram nesta segunda (7/7), em solenidade no IAS, um livro interativo que une texto, gráficos animados, galeria de fotos e vídeos. Intitulado Formação Continuada de Professores no Brasil, o e-book foi totalmente produzido pela Cross Content com versões para computador, smartphones e tablets. Veja acima o vídeo de apresentação do projeto.
O estudo aponta que a maioria dos programas de formação continuada oferece baixo impacto na melhoria do ensino e não dialoga com a real necessidade de transformação da educação brasileira.
A carência de incentivos formais e a baixa aplicabilidade do conteúdo das ações oferecidas estão entre os principais desafios da formação continuada no Brasil, segundo o relatório, que tomou por base um levantamento feito com cerca de 3 mil profissionais (incluindo professores, secretários de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos). Mais de 70% deles relataram que as atividades usadas na sua escola/rede são de caráter coletivo e fora da sala de aula.
Produção multimídia
Para a realização do e-book, a Cross Content definiu uma estratégia multimídia que comporta o uso de textos, fotos e vídeos integrados em uma plataforma de leitura on-line.
A equipe de reportagem da empresa visitou quatro estados brasileiros para buscar exemplos de sucesso. O resultado final é materializado em um livro de 122 páginas e que inclui cerca de 30 minutos de vídeos, além de galerias de imagens e gráficos animados.
Os livros interativos, assim como os webdocumentários, são exemplos da aposta da Cross Content – e de seus clientes – em estratégias narrativas inovadoras, pensadas especialmente para a internet.
Repercussão
Veja algumas matérias publicadas sobre o e-book.
Folha de S. Paulo – Formação de professores no Brasil (artigo de Viviane Senna na seção Tendências & Debates)
Valor Econômico – Formação de docentes é ineficiente, conclui pesquisa
O Globo – Baixa formação continuada desmotiva professores no Brasil, afirma estudo
O Estado de S.Paulo – Boa Formação de docente pode fazer aluno aprender 70% a mais
Correio Braziliense – Opinião: Formação de professores no Brasil (artigo de Mozart Neves Ramos)
Correio Braziliense – Estudo diagnostica desafios para a formação continuada de professores
A Tarde – Curso para aperfeiçoar professor tem baixa eficácia
O Globo.com – Baixa formação continuada desmotiva professores no Brasil
Exame.com – Formação continuada de professores não é eficaz, diz estudo
R7 – Qualificação de professores exclui temas ligados à sala de aula
R7 – Desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado, mostra estudo
R7 – Trocas de trabalho e falta de tempo dificultam continuidade dos estudos entre professores
Portal Brasil – Capacitação de professores melhora em até 70% desempenho de alunos
Terra – Estudo aponta baixa capacitação de docentes no Brasil
Porvir – Formação continuada mudará ensino no país, diz estudo
Undime – Estudo revela que desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado
Portal MEC – Estudo revela que desempenho de alunos melhora em até 70% com professor capacitado
Atualização/2022 – O livro interativo não se encontra mais disponível para consulta