Livros, vídeos e sites lembram a importância do direito de brincar

No dia 28 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Brincar. Brincar, praticar esportes e divertir-se são direitos de todas as crianças e todos(as) os(as) adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Uma abordagem que esteve sempre presente nas produções da Cross Content sobre o tema – livros, vídeos e sites.

Entre seus trabalhos, a Cross Content foi responsável pela produção do folder, newsletter e livro da campanha Receite um Livro, realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundação Itaú Social. O lançamento aconteceu em 2015 e foi feito por Ziraldo, durante o 37º Congresso de Pediatria, no Rio de Janeiro.

A campanha enfatizava a importância de ler e de contar histórias para as crianças pequenas. “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” Não por acaso a frase do educador Rubem Alves (1933-2014), reproduzida na Apresentação do livro, abre a publicação.

Em dezembro de 2018, a Cross Content produziu o livro Da ciência à prática – Os programas de apoio ao desenvolvimento infantil na América Latina, da Fundação Bernard van Leer. A publicação faz um dos mais completos levantamentos sobre as iniciativas de estímulo ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.

Dividido em cinco capítulos, o livro traz evidências científicas sobre a importância dessa fase, um histórico desse tipo de iniciativa no Brasil e no mundo, além de detalhes sobre a metodologia e o trabalho de programas que são referência na América Latina, como Educa a Tu Hijo (Cuba), Chile Crece Contigo, Uruguay Crece Contigo e Cuna Más (Peru), e no Brasil (Pastoral da Criança, Primeira Infância Melhor (PIM), Mãe Coruja Pernambucana, Padin, entre outros).

Por meio de um grande trabalho de reportagem em diversos estados, a publicação também detalha o funcionamento do Programa Criança Feliz. Na publicação, há dados sobre a implementação do programa nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.  Ao todo, o levantamento incluiu 42 municípios de Norte a Sul do Brasil e mais de 300 entrevistas com especialistas nacionais e estrangeiros, beneficiados, gestores e profissionais desses programas no Brasil e também em outros países da América Latina, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

Treze estados, de todas as regiões brasileiras, foram visitados in loco entre maio e junho de 2018 por uma equipe de Jornalistas Amigos da Criança (título concedido pela organização da sociedade civil Andi, com o apoio do Unicef e outras instituições, aos profissionais que mais se destacaram na cobertura desse tema), que incluiu alguns dos principais repórteres investigativos brasileiros, como Daniela Arbex, Mauri König e Aureliano Biancarelli.  

Em 2020, com o apoio da Fundação Bernard Van Leer e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Cross Content produziu uma série de vídeos sobre desenvolvimento infantil e a importância do brincar para os(as) visitadores(as) e famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz. O conteúdo contou com animações, entrevistas e depoimentos sobre o brincar em diversos espaços, como aldeias indígenas. A ideia era destacar atividades simples e que pudessem ser feitas em casa, devido à pandemia.

Com a Fundação Bernard van Leer, Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e a Secretaria Executiva de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife, a Cross Content também lançou um livro, um novo site e quatro vídeos do programa Mais Vida nos Morros em maio de 2021. O objetivo foi apresentar a metodologia do projeto, os desafios a serem enfrentados e os indicadores de resultado no processo de transformação dos espaços urbanos com foco no desenvolvimento das crianças. O site também contou com dicas e informações sobre atividades em comunidade e brincadeiras sustentáveis, fáceis de reproduzir.

Conheça mais sobre os trabalhos da Cross Content acessando nosso portfólio.

Portfólio da Cross Content

Um balanço de mais de 20 anos de trabalho de consultoria e produção de conteúdo multiplataforma. Disponível em dois formatos: interativo e PDF acessível.

Precisando de conteúdo de qualidade?

Fale com a Cross Content para saber tudo sobre produção de conteúdo digital, edição delivros e revistas, produção de vídeos e novas narrativas interativas.

Entre em contato
Converse conosco