Position paper: o que é e quando ele é importante para sua instituição

O que é position paper - Cross Content

Deixar clara a opinião sobre determinado assunto é sempre a melhor forma de ser entendido. Os position papers são documentos produzidos por instituições ou empresas com o objetivo de apresentar seu posicionamento sobre determinado assunto. A intenção é informar o público e fazer com que ele entenda os argumentos do autor. Seu principal objetivo, em geral, é promover a mudança e a transformação – seja no sentido mais geral, fazendo com que cresça o nível de entendimento e conscientização sobre determinado tema, seja de forma mais específica, como ajudando a defender uma mudança na legislação.

Os position papers são muito usados em ações de advocacy, ou seja, defesa estruturada de uma causa. Também aparecem na academia ou em outros contextos e com objetivos variados.

Não há um tamanho nem uma estrutura fixa para a produção desses conteúdos. Na Cross Content, começamos sempre por um detalhado estudo da necessidade de nosso cliente para, só então, pensar na melhor estrutura editorial. Um ponto em comum entre todos eles é que os position papers devem ser informativos e tecnicamente embasados (sempre que possível com dados, pesquisas e fontes citadas).

Em português, muitas vezes acabamos usando o termo em inglês para se referir a esse tipo de produto, mas você também poderá ouvir as expressões documento de posicionamento, carta de posicionamento ou mesmo a forma híbrida paper de posicionamento para se referir à mesma coisa.

Objetivos dos documentos de posicionamento

Promover mudanças – “Comunicar para transformar” é nosso slogan – e isso é verdade em qualquer área. Não importa se você é uma ONG que defende os direitos da infância ou uma empresa com grande impacto na geração de empregos. Se você quer promover uma transformação no seu entorno, a comunicação deve ser parte central da estratégia. Para que a mudança que você propõe seja bem entendida, é preciso informar todos aqueles que serão afetados por ela. E, para cada público, é preciso pensar na melhor linguagem e na profundidade correta de informação. Enquanto uma campanha publicitária pode ser uma estratégia para atingir um público mais amplo, se sua intenção é sensibilizar parcelas mais específicas da opinião pública (como especialistas e acadêmicos) ou informar os tomadores de decisão na esfera pública, os position papers permitem a criação de um conteúdo mais denso e argumentativo, que com certeza trará maior resultado.

Transparência – Independentemente da área de atuação de uma empresa ou instituição, a sociedade cada vez mais cobra posicionamentos claros, objetivos e transparentes de todas elas. Tentar esconder temas polêmicos “debaixo do tapete” nunca foi uma boa ideia, muito menos agora em que a informação corre tão rapidamente pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. O position paper garante um grande nível de transparência, permitindo que todos tenham registrado, de forma bastante clara, qual o entendimento da empresa ou instituição a respeito dos temas relacionados a ela – em particular, temas polêmicos.

Públicos-alvo dos position papers

Os públicos-alvo dos position papers são variados. Em geral, eles se dedicam a atingir formadores de opinião e/ou formuladores de políticas públicas.

Por exemplo, se o objetivo do paper for o de ressaltar a importância da criação de uma nova norma de restrição aos defensivos agrícolas, o documento de posicionamento pode ser escrito tanto para conversar com formadores de opinião – ONGs ligadas ao tema, estudantes e professores universitários de carreiras correlatas – quanto para informar os tomadores de decisão – funcionários públicos das áreas agrícola e ambiental, secretários municipais e estaduais, ministros, parlamentares e outros.

Quem pode se beneficiar do uso dos position papers

Organizações não governamentais – As organizações não governamentais estão sempre tentando melhorar o mundo, e os position papers são parte importante da estratégia delas nesse sentido. Aqui na Cross Content, produzimos, por exemplo, um paper para a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal defendendo a ampliação da licença-paternidade quando esse assunto era discutido no Congresso.  Outro trabalho interessante que desenvolvemos foi a publicação Câncer: um problema de todos nós – Propostas para um novo paradigma de abordagem médica e social, para o Instituto Oncoguia. Esse paper resume as ideias levantadas em um fórum realizado pela instituição. Aliás, realizar documentos que condensem e deem materialidade a temas levantados em evento é algo que fazemos com frequência para vários de nossos clientes.

Associações – Uma associação que representa um setor da economia, ou um grupo de cidadãos, pode se beneficiar dos position papers em suas estratégias de mudança. Recentemente, realizamos para a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em conjunto com Marta Porto Consultoria, uma série de três  documentos que tinham por objetivo trazer um maior conhecimento dos públicos selecionados para as questões relevantes do setor. Veja mais.

Empresas – Mesmo as empresas têm muito a ganhar quando deixam claras suas posições diante de aspectos importantes do negócio. Muitas vezes, um posicionamento público ajuda a trazer luz sobre determinados assuntos e apagar eventuais dúvidas sobre a postura da companhia. Aqui na Cross Content, produzimos, por exemplo, um livro para a Microsoft cujo principal objetivo era ressaltar a importância do respeito à propriedade intelectual para incentivar a inovação tecnológica e promover mais desenvolvimento e crescimento econômico. Na verdade, o livro era mais do que um position paper, pois trazia artigos de diversos especialistas ressaltando aspectos específicos da questão. Mas, do ponto de vista de estratégia, teve a força de um documento de posicionamento. Baixe o livro.

Como fazer um position paper?

Entre em contato com a Cross Content. Iremos ajudá-lo em todas as etapas do processo – da concepção e planejamento, passando pela pesquisa, levantamento de informações, redação, até a concepção visual e diagramação.

 

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