Unicef lança 5 guias e 2 vídeos produzidos pela Cross Content para a Busca Ativa Escolar
Mais de 2,8 milhões de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estão fora da escola no Brasil. Garantir que cada criança e adolescente esteja na escola – e aprendendo – é, hoje, um dos principais desafios do País. Para ajudar nessa tarefa, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM desenvolveram a Busca Ativa Escolar. Trata-se de uma metodologia social e ferramenta tecnológica gratuitas, que permitem ao poder público identificar crianças e adolescentes fora da escola e acionar diferentes áreas para que eles sejam(re)matriculados e frequentem as aulas.
Nesta quarta-feira (1/6), foram lançadas, em Brasília, cinco publicações e dois vídeos – todos produzidos pela Cross Content – com orientações sobre a estratégia. O material traz também levantamento de casos de sucesso de busca ativa de crianças e adolescentes e informações sobre a exclusão escolar no Brasil.
Os guias estão disponíveis no site da Busca Ativa Escolar.
O Unicef e a iniciativa Fora da Escola Não Pode!
A Busca Ativa Escolar é mais uma estratégia da iniciativa Fora da Escola Não Pode!. Desde 2009, a Cross Content trabalha com o Unicef na produção de livros e conteúdo multimídia ligados ao tema. Além dos materiais lançados agora, a Cross Content já produziu:
- Livro O Direito de Aprender (2009), embrião do Fora da Escola Não Pode!.
- Livro Iniciativa Global pelas Crianças Fora da Escola (2012).
- Livro O Desafio da Exclusão Escolar (2013).
- Webdocumentário Fora da Escola Não Pode! (2014).
- Livro O Enfrentamento da Exclusão Escolar no Brasil (2014).
- Além de folders e outros materiais.
Saiba mais no site da Busca Ativa Escolar.